#Reivindicações #API's #SindservIlhabela
- Diretoria Sindserv
- 21 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2022
Sindserv Ilhabela participa de reunião pública na Câmara para tratar das reinvindicações dos Auxiliares da Primeira Infância
Reunião contou com a especial participação dos Representantes do Ministério Público Estadual
Na noite da última quarta-feira (19/10), foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Ilhabela com o objetivo de buscar soluções e sanar as grandes dificuldades enfrentadas pelos Auxiliares da Primeira Infância.
A reunião foi proposta pela Presidente da Casa, Dra. Diana e pelo Sindserv Ilhabela, representante legal de todos os API’s.
Igualmente ocorreu na reunião anterior, estiveram presentes a maioria dos API’s, que se demonstraram extremamente preocupados com a situação que estão vivenciando diariamente, pois trazem prejuízos enormes não só aos API’s, bem como as crianças que estão sendo atendidas nas Unidades Escolares.
A principal reivindicação da categoria é o atingimento de um ambiente sadio nas Unidades Escolares, finalidade esta que só será atingida com:
a realização de concurso público para contratação de mais API’s, haja vista existir mais de 50 (cinquenta) cargos vagos;
melhora na estrutura física das Unidades Escolares (prédio, mobiliário, brinquedos, etc);
total apoio médico e psicológico gratuito à categoria;
concessão do adicional de insalubridade aos API’s ou a regulamentação e concessão do adicional de penosidade previsto no Estatuto do Servidor;
redução da jornada de trabalho de 8 (oito) para 6 (seis) horas;
a realização de concurso público para contratação de professores, especialmente, devido à falta desses profissionais nas salas de aula.
A presidente da Casa de Leis, Dra. Diana, fez uma explanação apresentando dados e imagens que comprovam as demandas em questão.

Pela ordem da esquerda para a direita, compuseram a Mesa para a realização dos trabalhos os Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretário Adjunto Prof. Catolé e Diretora Dionete; os Representantes do Ministério Público Estadual, Dr. Marcelo e Dr. Cauã; Jurídico da Câmara, Dr. Leandro; representando a Comissão OAB vai a escola, Dra. Sabrina; do Legislativo, Dra. Ivone Lopes, Presidente da Casa de Leis, Dra. Diana, os Vereadores Edilson, Felipe e Raul; representando a categoria dos API’s, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhabela (Sindserv Ilhabela) Carlos José de Oliveira, acompanhado da Auxiliar da Primeira Infância, Maria do Carmo e representando o Conselho Municipal de Educação, Thiago Favoreto e Anísio Oliveira.
Em que pese a Secretária Municipal de Educação, Lídia Sarmento, não ter comparecido, sendo declarado estar com problemas de saúde, a reunião foi bastante esclarecedora e produtiva, ficando acertado que outra reunião será realizada brevemente.
O Sindicato permanecerá forte em defesa da categoria, especialmente buscando participar ativamente da solução do problema. O objetivo é o bem-estar das crianças e dos Servidores e vemos claramente o sofrimento dos API’s com as questões apresentadas. É preciso que os direitos deles e das crianças sejam respeitados e que a Prefeitura resolva imediatamente todas as questões apresentadas para garantir melhores condições de trabalho e assegurar a saúde física e mental destes trabalhadores que se encontram sobrecarregados”, afirma o presidente do Sindserv Ilhabela, Carlos José de Oliveira.








Comentários